fbpx

O que é ISO 14000?

Sua empresa quer adotar boas práticas ambientais, evitar a poluição e proteger o meio ambiente? Então ela precisa entender o que é ISO 14000.

Quando uma empresa decide gerenciar os aspectos ambientais dos seus produtos, processos e serviços, ela precisa considerar diversas questões internas e externas do seu contexto que interferem em sua atividade econômica, para criar estratégias que possibilitem reduzir os impactos causados no meio ambiente.

Se a sua empresa está buscando esse objetivo, precisa ler atentamente este post.

Perfil da ISO 14000

A ISO 14000 é um conjunto de normas internacionais relacionadas à gestão ambiental, das quais a ISO 14001 é a norma mais conhecida, porque é nela que são estabelecidos os requisitos para implantação de sistemas de gestão ambiental e sua certificação.

As demais normas desse conjunto não são normas de certificação, mas de apoio. Elas fornecem informações valiosas para complementar o entendimento teórico e prático de aplicação da ISO 14001. Veja quais são essas normas:

ISO 14004

Fornece um guia para implementação bem-sucedida da ISO 14001. Essa norma ajuda a sua equipe a entender como cumprir os requisitos da ISO 14001 com base em boas práticas de gestão.

ISO 14020

Estabelece princípios gerais para rotulagem de produtos — indicando seus aspectos e impactos ambientais — e para outras declarações ambientais por parte da empresa.

ISO 14031

Estabelece diretrizes para medição, monitoramento e análise do desempenho ambiental de uma organização. Seguindo essas diretrizes, a sua empresa vai determinar e medir indicadores de desempenho ambiental e poderá traçar estratégias para a sua melhoria.

ISO 14040

Essa norma orienta a análise do ciclo de vida dos produtos, processos e serviços de uma organização para o entendimento dos aspectos e impactos gerados nas suas interações com o meio ambiente, desde a extração dos recursos naturais até a disposição final de resíduos e rejeitos.

Guia ISO 64

Orienta sobre aspectos e questões ambientais que devem ser considerados pelos elaboradores de normas técnicas para produtos, de modo que contribuam para a redução de impactos ambientais em seu processo produtivo.

Contar com todo esse arcabouço de conhecimento relacionado à gestão ambiental traz muitos benefícios para as organizações que o acessam, dentre os quais podemos citar:

  • maior consciência sobre os aspectos ambientais — causas de poluição, uso incorreto ou degradação dos recursos naturais — e sobre os impactos ambientais — efeitos na natureza, fauna, flora e pessoas — decorrentes da atividade econômica da empresa;
  • estabelecimento de metas para repensar produtos, processos e serviços, hábitos de consumo e descarte, reduzir o consumo dos recursos naturais, recusar produtos que prejudicam a saúde e o meio ambiente, reutilizar ou reciclar resíduos ou rejeitos do processo produtivo;
  • maior conformidade com requisitos legais e outros requisitos. A empresa que implanta um sistema de gestão ambiental tem que avaliar toda a legislação e outros requisitos aplicáveis e traçar planos de ação para o seu pleno atendimento. Com isso são minimizados os custos por infrações legais e reduzidos os passivos ambientais.

As normas da série ISO 14000 são elaboradas por representantes de 164 países membros da ISO (International Organization for Standardization). Por esse motivo, sua qualidade, abrangência e eficácia são imensas, e sua credibilidade e aceitação são de nível mundial.

Fonte:blog.qualidadesimples.com.br