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eSocial

14/12/2017

O que é eSocial? O eSocial é um projeto do governo federal cujo objetivo é estabelecer uma forma única de prestação de informações ao governo. A partir do seu lançamento, no ano de 2015, todas as empresas brasileiras deverão aderi-lo, inclusive os empregadores domésticos, através do eSocial doméstico, e por isso para ser afetado pelo eSocial você só precisa ser empregador. A meta é unificar o envio das informações em uma única plataforma até 2018. Isso melhorará a qualidade das informações prestadas ao Estado, diminuir a burocracia e garantir os direitos dos trabalhadores. O programa foi desenvolvido em conjunto pela Caixa Econômica Federal (CAIXA), pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Ministério da Previdência Social (MPS), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e pela Secretaria da Receita Federal do Brasil […]

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Adicional de Periculosidade

12/12/2017

Quem tem direito ao adicional de periculosidade? As normas jurídicas referentes ao direito do trabalho, visam primeiramente resguardar o trabalhador contra os riscos decorrentes do seu ofício. Isto ocorre por este ser considerado a parte hipossuficiente da relação contratual. Inclusive, o ordenamento jurídico trabalhista norteia-se com base no princípio da proteção ao trabalhador, o qual se desdobra segundo a doutrina em alguns outros princípios, como o da condição mais benéfica, o in dubio pro operarioe da norma mais favorável. Partindo desta premissa, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), criou inúmeras regras para regulamentar os contratos individuais e coletivos de trabalho. Um dos seus objetivos é o de evitar atitudes arbitrárias do empregador que possam vir a incidir sobre o seu empregado, bem como a proteção devida para o melhor desempenho do seu contrato laboral. Deste […]

DEZEMBRO VERMELHO

Dezembro Vermelho: 1º de Dezembro – Dia Internacional de Luta contra a Aids

11/12/2017

O que é Aids? Sinônimos: hiv, síndrome da imunodeficiência adquirida, sida Aids é uma doença que ataca o sistema imunológico devido à destruição dos glóbulos brancos (linfócitos T CD4+). A Aids é considerada um dos maiores problemas da atualidade pelo seu caráter pandêmico (ataca ao mesmo tempo muitas pessoas numa mesma região) e sua gravidade. O que é o Dia Mundial de Luta Contra a Aids?                    Transformar o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas – ONU. A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/aids. A escolha dessa […]

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Ser líder é cultivar pessoas

29/11/2017

Para começarmos, eu vou propor o seguinte questionamento: “Qual a principal qualidade que um líder deve ter?”. Já adianto que não tenho nenhuma receita pronta; e não acredito em nada de: 5 passos para isto, ou 10 segredos para aquilo; então, não falaremos disso aqui! É fato que um líder não é, em absoluto, formado por uma (ou pela mais) importante habilidade; na verdade deve ser moldado por várias qualidades, tendo em vista que o papel de um líder nada mais é do que apoiar para que a equipe faça melhor aquilo que já faz, ajudá-la a executar de modo mais eficiente, aumentando a produtividade, competitividade, lucratividade, rentabilidade e sustentabilidade. Resumindo, o papel do líder é cuidar do futuro. Mas por se tratar de um contexto bastante vasto, eu gostaria de […]

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ISO 9001:2015 – 8.2.1 Comunicação com o Cliente

03/11/2017

No decorrer da ISO 9001:2015, a comunicação e os requisitos de clientes são abordados basicamente em 3 itens. No item 5.1.2 Foco no Cliente, a ênfase está nas comunicações que fazemos dentro da empresa sobre os requisitos e expectativas do cliente, ou seja, comunicações na rotina que nos fazem lembrar do nosso foco; o item 7.4 Comunicação fala sobre requisitos gerais para comunicações internas ou externas da organização, ou seja, para partes interessadas que não estão nas dependências da organização por exemplo, são regras gerais de comunicação; o 8.2.1 Comunicação com o cliente explora a relação entre a empresa e o cliente e, dependendo da sua organização, essa comunicação pode acontecer de diversas maneiras. Independente do como, a ISO nos direciona para o que deve ser feito, e é sobre isso que falarei nesse texto. O item 8.2.1 […]

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Kaizen e Kaikaku: entenda as diferenças!

01/11/2017

De origem na tradição japonesa, as filosofias Kaizen e Kaikaku trazem conceitos opostos mas complementares para o funcionamento da empresa, garantindo um equilíbrio sadio, que se converte em aumento da produtividade e maior ganho de lucro. Quer descobrir mais sobre o que as filosofias Kaizen e Kaikaku significam e como elas podem beneficiar seu dia a dia no trabalho? Então continue a leitura deste post! O que é Kaizen? Em tradução livre do japonês, Kaizen significa algo como “mudança para melhor”, representando a necessidade de uma mudança gradual, lenta e contínua para que uma empresa alcance seus objetivos. Quando e como adotar a filosofia Kaizen? A filosofia Kaizen busca o aperfeiçoamento por meio de medidas pequenas que não abalem a estrutura de base da empresa. Deve ser adotada em épocas em que […]

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O que é ISO 14000?

26/10/2017

Sua empresa quer adotar boas práticas ambientais, evitar a poluição e proteger o meio ambiente? Então ela precisa entender o que é ISO 14000. Quando uma empresa decide gerenciar os aspectos ambientais dos seus produtos, processos e serviços, ela precisa considerar diversas questões internas e externas do seu contexto que interferem em sua atividade econômica, para criar estratégias que possibilitem reduzir os impactos causados no meio ambiente. Se a sua empresa está buscando esse objetivo, precisa ler atentamente este post. Perfil da ISO 14000 A ISO 14000 é um conjunto de normas internacionais relacionadas à gestão ambiental, das quais a ISO 14001 é a norma mais conhecida, porque é nela que são estabelecidos os requisitos para implantação de sistemas de gestão ambiental e sua certificação. As demais normas desse conjunto não […]

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Câncer pode ser prevenido com uma medida simples

05/10/2017

Estimular os exercícios físicos diminui o sedentarismo, que leva a uma redução nos níveis de obesidade e sobrepeso da população – uma das principais causas preveníveis de câncer Ciclovias são mais que espaços por onde as pessoas podem circular em bicicletas. São medidas preventivas de combate a diferentes tipos de câncer. A associação é simples, mas nem sempre lembrada: estimular os exercícios físicos diminui o sedentarismo, que leva a uma redução nos níveis de obesidade e sobrepeso da população – uma das principais causas preveníveis de câncer. Portanto, não é difícil associar que cidades com mais ciclovias ajudam a população com a prevenção do câncer. “Até 40% dos cânceres podem ser prevenidos seja através da alimentação, dos exercícios físicos ou pelo abandono do cigarro”, explica David Read, vice-presidente de oncologia […]

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Ética e Valores na organização

28/09/2017

Empresas de todo o mundo que compreendem a importância da ética dos valores para o bem-estar de uma organização estão desenvolvendo regulamentos e diretrizes, identificando os principais indicadores de clima, para agirem em conformidade com esses princípios. Organismos e associações internacionais, como o Banco Mundial e a Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), recomendam medidas de governança que incluem o estabelecimento de relações éticas no interior das empresas. Começando pela alta gerência, deve-se colocar a ênfase em comunicar e modelar os comportamentos que demonstram os valores fundamentais de uma companhia. Pensando nisso, apresentamos, neste post, os 3 principais indicadores de clima e conduta ética das empresas. Boa leitura! 1. Comportamento real x sistemas formais O valor essencial dos indicadores de clima é a definição do lapso (ou intervalo) existente entre o comportamento real […]

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VOCÊ DIRIGE DEFENSIVAMENTE SE…

27/09/2017

Respeita a regra dos dois segundos de distância do carro a sua frente (se você passar no mesmo ponto que o carro da frente passou antes desse curto período de tempo, está próximo demais); Não enfrenta os motoristas agressivos. Não revida, não se altera, não faz sinais, não encara. O revide só pode piorar a situação. Pratique o perdão e a indiferença; Usa o cinto de segurança e exige o mesmo dos demais passageiros; Mantém o carro em bom estados de conservação, troca os pneus quando o indicador de uso aparece e mantém o estepe calibrado; Não usa o celular e, muito menos, digita textos – nem mesmo com viva-voz; Antecipa-se ao cenário à sua frente. Atrás de uma bola vem sempre uma criança (é só um exemplo, o tempo […]