fbpx

Kaizen e Kaikaku: entenda as diferenças!

De origem na tradição japonesa, as filosofias Kaizen e Kaikaku trazem conceitos opostos mas complementares para o funcionamento da empresa, garantindo um equilíbrio sadio, que se converte em aumento da produtividade e maior ganho de lucro.

Quer descobrir mais sobre o que as filosofias Kaizen e Kaikaku significam e como elas podem beneficiar seu dia a dia no trabalho? Então continue a leitura deste post!

O que é Kaizen?

Em tradução livre do japonês, Kaizen significa algo como “mudança para melhor”, representando a necessidade de uma mudança gradual, lenta e contínua para que uma empresa alcance seus objetivos.

Quando e como adotar a filosofia Kaizen?

A filosofia Kaizen busca o aperfeiçoamento por meio de medidas pequenas que não abalem a estrutura de base da empresa. Deve ser adotada em épocas em que a empresa está funcionando bem e já gera lucros suficientes, como uma forma de melhorar algo que já está funcionando bem.

Na prática, é feita com o lançamento de um novo produto ou com a oferta de um novo serviço sem que os produtos antigos sejam alterados, por exemplo.

Quais são os riscos e as dificuldades da filosofia Kaizen?

Como as mudanças são lentas e pequenas, os resultados também são. Mudanças do tipo Kaizen nunca vão revolucionar a empresa.

O que é Kaikaku?

Kaikaku (“mudança radical”, em tradução livre) traz justamente a ideia contrária ao Kaizen. De acordo com o Kaikaku, as mudanças devem ser radicais para serem efetivas, embora não necessariamente impliquem em grandes investimentos ou planejamentos. O objetivo é obter uma melhoria em um curto intervalo de tempo.

Quando adotar a filosofia Kaikaku?

A filosofia Kaikaku surgiu no Japão em um momento de crise, refletindo a necessidade de mudanças drásticas para solucionar grandes problemas e inovar. Seguindo a filosofia, não é necessário buscar a perfeição e planejar todos os detalhes da mudança, já que obter 50% de implantação de forma imediata já é considerada uma grande vitória.

Esse tipo de mudança deve ser adotada justamente em momentos de crise, quando o funcionamento da empresa não está indo bem e mudanças radicais são necessárias para alterar o rumo dos negócios de forma rápida.

Nesses casos, a prioridade é alterar os métodos de produção de base para reconstruir todo o processo, e os recursos humanos e técnicos devem ser aplicados em massa para que esse objetivo seja alcançado. Consiste, na prática, na troca de equipamentos, na aplicação de técnicas de produtividade, na instalação de softwares de gestão, etc.

Quais são os riscos e as dificuldades da filosofia Kaikaku?

Como a mudança é grande, o risco de falha também é, sendo muitas vezes difícil tomar a decisão de que uma mudança do tipo Kaikaku é a melhor solução.

Qual das duas filosofias é melhor?

Seguindo o padrão oriental de valorizar conceitos holísticos sobre conceitos dualísticos, o grande segredo por trás das filosofias Kaizen e Kaikaku é o equilíbrio entre ambas. Não é possível ter uma empresa de sucesso apostando apenas em mudanças que geram crescimento lento e demoram a gerar resultados, assim como não dá para mudar todo o processo de produção de uma só vez, repetidamente, e esperar que isso seja um sucesso.

No entanto, é preciso reconhecer que a tendência entre as empresas é adotar mais o Kaizen no dia a dia, aumentando a segurança e a moral entre os funcionários e entre os clientes, sem alterar a estrutura de funcionamento da produção. Já as mudanças do Kaikaku geram medo, receio e insegurança, sendo muitas vezes deixadas de lado e postergadas.

Como o equilíbrio é fundamental para o sucesso, é importante se esforçar para também realizar mudanças do tipo Kaikaku e apostar que essa é a decisão certa para revolucionar o funcionamento da empresa para melhor.

fonte:blog.qualidadesimples.com.br