fbpx

Animais peçonhentos são caracterizados por glândulas que produzem e expelem veneno pelo mecanismo instintivo de defesa ou caça. Possuem um aparelho inoculador que injeta esse veneno em suas presas, e variam de acordo com as espécies, como as presas, agulhões, quelíceras que são respectivamente, das serpentes, dos escorpiões, e das aranhas. 

.

Por esse motivo, os animais que possuem esse aparato de inoculação são denominados animais peçonhentos. 

.

No Brasil, os acidentes causados por esses animais constituem um problema grave de saúde pública e ocorrem principalmente em locais com enchentes, entulhos, ou alta vegetação. 

.

Eles representam cerca de 100 mil notificações por ano, segundo o Ministério da Saúde. E os animais que mais ocasionam são algumas espécies de serpentes, abelhas e escorpiões.

.

Animais peçonhentos no Brasil

Os animais que provocam mais acidentes de peçonha no Brasil são:

.

Serpentes

Ocorre o envenenamento quando a serpente consegue injetar o conteúdo de suas glândulas, porém nem toda picada leva ao envenenamento porque há espécies de cobras que não possuem venenos, e quando estão presentes, se localizam na parte de trás da boca, dificultando a injeção da toxina.

.

A prevenção dos acidentes com cobras pode ser feita com o uso de botas de cano alto ou perneira de couro, e podem evitar 80% dos acidentes. Além do uso de luvas para manipular folhas secas, lixos, lenha, palhas, etc. Não se deve colocar as mãos em buracos, pois cerca de 15% das picadas atingem essa parte do corpo e os antebraços.

.

As serpentes gostam de se abrigar em locais úmidos, quentes e escuros, por isso é preciso limpar terrenos, não deixar lixo acumulado e fechar buracos e frestas de portas, pois onde há ratos podem haver cobras.

.

Se houver acidente com serpentes é necessário lavar o local apenas com água, manter o paciente deitado e hidratado, e procurar rapidamente o atendimento médico mais próximo. Caso seja possível, levar o animal junto. Se não, é preciso dar informações básicas das suas características.

.

O tratamento é feito de acordo com cada tipo de envenenamento através de um soro e devem ser administrados em ambiente hospitalar. Por isso é preciso dar as informações mais precisas possíveis.

.

Aranhas

Acidentes causados por aranhas são comuns no Brasil e os gêneros de mais importância são as espécies: aranha-marrom, aranha- armadeira e viúva negra. Outras aranhas também provocam acidentes e são os principais grupos que vivem nas casas ou suas proximidades, como as caranguejeiras, porém não têm a mesma relevância em saúde pública.

.

Para prevenção é preciso manter os quintais e jardins limpos, evitando o acúmulo de entulhos e lixo doméstico, além de material de construção nas proximidades das casas. Deve-se evitar folhagens densas junto a paredes e muros das casas e aparar a grama. Também é preciso manter os terrenos baldios das proximidades sempre limpos.

.

Os acidentes com aranhas provocam sintomas que podem até levar à morte:

• Aranha-marrom: a picada é pouco dolorosa e a lesão é endurecida e escura, além de surgir várias outras lesões após algumas horas podendo evoluir para uma necrose de difícil cicatrização. Em alguns casos raros, pode escurecer a urina.

.

• Aranha-armadeira: ocasiona dor imediata e forte, com poucos sinais visíveis no local. Pode ocorrer náuseas, vômitos e diminuição da pressão sanguínea.

.

• Viúva-negra: provoca dor na região da picada, contrações nos músculos, suor generalizado e alterações na pressão e nos batimentos cardíacos.

Quando ocorrer um acidente com esses tipos de animais peçonhentos é preciso recorrer a uma unidade de saúde imediatamente.

.

Escorpiões

O envenenamento provocado por escorpião é feito através de ferrão. São representantes dos aracnídeos e predominantes em zonas tropicais e subtropicais com maior incidência nos meses que ocorre umidade e aumento de temperatura. 

.

No Brasil as espécies que mais causam problemas são; o escorpião amarelo, o escorpião marrom, o escorpião amarelo do Nordeste e o escorpião preto da Amazônia.

.

Os grupos de maior vulnerabilidade são as crianças, trabalhadores da construção civil, além de trabalhadores de madeireiras, transportadoras e distribuidoras de hortifrutigranjeiros. Os principais sintomas dos acidentes com escorpiões são vermelhidão e inchaço leve por acúmulo de líquido, sudorese, pelos em pé.

.

É preciso manter a limpeza de quintais e evitar acúmulo de entulhos, além de evitar colocar as mãos sob pedras e troncos podres. Também é comum encontrar escorpiões sob dormentes da linha férrea. Muitos desses animais peçonhentos mantêm hábitos noturnos, então pode-se evitar a entrada deles vedando as soleiras das portas e janelas ao escurecer.

.

Principais toxinas dos animais peçonhentos

Existem tipos diferentes de toxinas que são inoculadas pelos animais peçonhentos a outros seres vivos e geram diferentes reações:

• Proteolítica: geram lesões locais, como edema, bolhas e necrose;

• Neurotóxica: tem ação pré-sináptica que atua nas terminações nervosas;

• Miotóxica: Produz lesões de fibras musculares esqueléticas (rabdomiólise) com liberação de enzimas e mioglobina para o soro e que são posteriormente excretadas pela urina;

• Hemotóxica: são decorrentes da ação das hemorragias que provocam lesões na membrana basal dos capilares;

• Coagulante: produzem distúrbios da coagulação;

• Citotóxica: afeta células e tecidos ocorrendo a destruição de células e tecidos, seguida de necrose da região afetada. 

.

Agora é só agendar com a SEGVIDA uma consultoria sobre este importante trabalho. Nosso foco? Dar suporte técnico em consultoria de SST e levar orientações de como prevenir os acidentes com os animais peçonhentos e caso ocorra, saber como agir e quais atitudes tomar em cada situação, por meio de palestras e reconhecimento visual das espécies, que contribuirá de forma relevante com o processo de cuidado e preservação da saúde no ambiente operacional! Saber o que fazer, com segurança e saúde preservada, com certeza define resultados, alinhamento de processos e acolhe os colaboradores com maior assertividade!

.

Conheça esta e outras SOLUÇÕES EMPRESARIAIS EM SSOMA DA SEGVIDA pelo site: www.segvidamg.com.br. AGENDE UMA REUNIÃO ONLINE/VIRTUAL.

NOSSOS CONTATOS:

✅WhatsApp: (31) 98473-4618.

☎: (31) 3817-4149 – Brasil

📧: comercial@segvidamg.com.br

.

#SEGVIDA #SST #SSO #cuidados #animaispeçonhetos #segurança #prevenção

.

Fonte: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/biologia/animais-peconhentos?gclid=cj0kcqjw0k-hbhddarisafj6ugivdcc8cu6k0-frprazeic2zl9tas704hnvn8pjfixsbysc8r9_mlmaauorealw_wcb